quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Reflexão


Boa noite a todas as pessoas que tem seguido este blog e às que poderão estar a iniciar-se com este post.
Antes de tudo gostaria de agradecer a todos os internautas que leram o meu primeiro post e em especial aos que comentaram.
Como todos devem saber o período de formação e entrega de candidaturas concorrentes á junta e à assembleia de freguesia estão a terminar.
Por esse motivo, gostava já de abrir um espaço no qual as pessoas pudessem deixar o seu comentário a estes 4 anos de governação que estão a terminar.
Qual o objectivo?
Uma reflexão por parte das pessoas a este último mandato, desde obras que foram feitas, às que ficaram por realizar até aos serviços e actividades prestados pela junta de freguesia.

Aqui deixo alguns tópicos que poderão orientar possíveis comentários:
1º As obras realizadas, vieram melhorar substancialmente a freguesia?
2º Será que alguma das obras realizadas era desnecessária?
3º No seu entender qual ou quais as obras que faltaram á freguesia?
4º Visto que uma freguesia não é feita só de betão, quais os projectos de caris social devem ser abraçados na próxima legislatura (neste último mandato verificamos a escola de música e o curso de novas oportunidades, que eu tenha conhecimento)?
5º Faz uma apreciação positiva ou negativa dos últimos 4 anos.

Estes são alguns dos tópicos na qual a sua resposta poderá incidir, muitos mais haverá, deixo ao seu critério.
Desejo desde já uma saudável discussão.
P.S
Deixo aqui o meu email, para as pessoas que queiram contribuir com temas ou até mesmo textos (desde que mantenham a imparcialidade deste blog)
fradelosjovem@portugalmail.pt

17 comentários:

  1. No meu ver a freguesia de Fradelos nos ultimos anos tem apresentado uma evolução muito superior a outras freguesias vizinhas. Todos as obras que foram feitas nos ultimos anos, como a sede da Junta, o Polidesportivo, a creche, a remodelação da escola primária e, mais recentemente, a nova Igreja, muito tem contribuido para dignificar a nossa freguesia e os seus habitantes. Não estou no entanto a associar estas obras á determinado partido politico mas considero que por detrás delas está o esforço e a boa vontade dos Fradelenses. Não convém esqueçer o imenso trabalho das pessoas para pagar a Igreja de Fradelos. Quem esteve presente na Feira das Freguesias ocorrida em Braga, em Maio, sabe que as várias pessoas que viam cartazes das nossas obras ja concluidas não deixavam de mandar os parabens aos habitantes da freguesia pelo seu esforço. Também em outros aspectos a nossa feguesia tem evoluido. Hoje temos, penso eu, concluido 98% do saneamento em em Fradelos. Dispomos tambem de uma ETAR para melhoramento das águas. Isto numa freguesia apenas com 20 anos. Outras freguesias mais "idosas" só recentemente começaram as obras para o saneamento. Fradelos tem se tornado um local agradável para viver e isso é visivel no aumento populacional, tanto de pessoas que nasçem cá como pessoas que vem de fora. Segundo uma leitura que fiz dum artigo num jornal, a freguesia da junta tem ja um plano de controlamento populacional para manter o ar "rústico" de Fradelos e não proceder a um desenvolvimento desenfreado que descaracterizam a freguesia. Soube que existe projectos na Junta, para um futuro proximo. para construção de um parque desportivo e de uma zona de lazer. Espero que tal se torne realidade pois penso ser necessario na nossa freguesia algo onde as pessoas possam ir ao fim-de-semana e divertir-se ou descansar. Numa ultima nota gostaria de desejar que todos os fradelenses aproveitem os proximos dias para se divertir nas festividades que iram haver.

    ResponderExcluir
  2. Antes deveríamos fazer uma reflexão sobre o aproveitamento das infra-estruturas existentes e das actividades desenvolvidas ao longo do ano pela população de Fradelos. Penso que depois sim deveríamos ver se as infra-estruturas até hoje construídas tem utilidade para a população ou não, se as actividades desenvolvidas ao longo do ano tem interesse para os Fradelenses.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite caro anónimo 13 de Agosto de 2009 16:38.
    A reflexão que eu peço é uma reflexão de tudo, das actividades realizadas nos 4 anos que passaram ou do uso das infra-estruturas. A única coisa que eu peço é que a reflexão seja feita de uma forma correcta. Como disse, os tópicos que em cima no post escrevi são só umas possíveis perguntas que poderão ser abordadas no seu comentário.
    Espero ter esclarecido a sua dúvida.
    P.S
    Para quem não sabe postar o seu comentário sem ser em anónimo eu passo a explicar.
    Escrevem o vosso comentário e depois carregam na seta ao lado de onde diz “seleccionar perfil”, depois escolhem a opção “Nome/URL” e a seguir onde diz “Nome” escrevem lá o nome com que se querem identificar, no espaço destinado ao URL não precisam de escrever nada. Mas não há mal nenhum que queiram escrever sem se identificarem, para mim é indiferente.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! :D
    Como diz o João Luís somos uma freguesia ainda muito jovem, com apenas 20 anos temos já algumas infra-estruturas que fazem muita inveja às freguesias vizinhas. (a TADIM)
    Aproveitando os seus tópicos irei fazer o meu comentário:
    1º As obras realizadas, vieram melhorar substancialmente a freguesia?
    Na minha opinião as obras melhoraram a freguesia, quem é que não gostava de andar na nova escola primária? Até eu quando passo lá perto, gostava de ter um recreio como aquele onde pudesse jogar á bola sem me aleijar nas pedras do chão e as salas são de uma qualidade que poucas escolas podem se gabar de ter.
    Outra política que apoio é a de urbanização, nesse aspecto a junta de freguesia tem apostado com clareza, isto é tem apostado em urbanizações ordenadas e bem planeadas não direi que sejam de luxo, mas são urbanizações com muita classe.
    2º Será que alguma das obras realizadas era desnecessária?
    Na minha opinião não.
    3º No seu entender qual ou quais as obras que faltaram á freguesia?
    No meu entender as obras que faltam á freguesia são: o complexo desportivo com parque de merendas, e a requalificação da área que está próxima do centro paroquial e tentar retirar aquela curva que está perto do cruzeiro, curva essa que já originou acidentes, mas estas obras que acabei de escrever pelo que parece já estão em projecto, agora não sei é se a câmara municipal já aprovou, eles gostam de ser lentos quando toca a Fradelos.
    E claro também não nos podemos esquecer de exigir a mítica piscina que o Sr. Mesquita quando vem fazer a sua campanha promete, acho que era uma boa obra :D
    4º Visto que uma freguesia não é feita só de betão, quais os projectos de caris social devem ser abraçados na próxima legislatura (neste último mandato verificamos a escola de música e o curso de novas oportunidades, que eu tenha conhecimento)?
    Neste tipo de projectos não tem uma ideia formalizada, mas talvez tentar ajudar as pessoas mais desfavorecidas, como? Isso é que não sei, como disse não tenho uma opinião formalizada.
    5º Faz uma apreciação positiva ou negativa dos últimos 4 anos.
    A meu ver, acho que estes últimos 4 anos foram positivos, é pena é pecar por poucas obras, mas acho que também não se pode estar sempre a construir é preciso se consolidar o que já existe.

    ResponderExcluir
  5. No que se refere ás acções de caris social penso que isso é algo em que a junta de fradelos devia ponderar. Considero, contudo, que se deve actuar neste sector com prudencia. No comentário acima o Carlos Martins fala em ajudar pessoas/familias desfavorecidas.O método mais comum a aplicar nessas situações são ajudas económicas.Como tal acho, que antes de se avançar com estas ajudas, a junta, ou alguem especializado, deveria fazer um levantamento rigoroso sobre quem merece usufruir verdadeiramente dessas ajudas.Isto iria permitir ajudar mais facilmente quem precisa e não quem por vezes pertende só viver á custa do dinheiro dos outros. Persumo que este texto esteja fora daquilo que foi pedido para debater mas penso que era necessário.

    ResponderExcluir
  6. João sinceramente, não acho que seja esse o caminho, o das ajudas monetárias, porque a haver uma ajuda, deveria ser em géneros alimentares e para isso necessitaríamos de uma espécie de centro dia.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, quando falo em avaliação, falo também na participação, porque tenho-me deslocado diversas vezes ao Auditório da Sede da Junta para assistir a espectáculos, e verifico que nos "Encontros de Cantares dos Reis" e "Desfolhada e Encontro de Tocadores de Concertinas" o espaço é pequeno para tanta afluência de público, em contrapartida em diversos espectáculos de teatro e música que decorrem ao longo do ano a participação é muito mais reduzida, apesar da qualidade de alguns grupos que nos visitam. Esta refelexão também deve ser feita, pois todas estas actividades originam custos (segundo julgo saber a maior parte das vezes um lanche no final do espectáculo e alguma pequena comparticipação nas despesas de organização do espectáculo), mas mesmo assim implica despesa. Ser5ia bom que as pessoas reflectissem sobre isto e se com estes elementos na Junta de Freguesia ou outros que venham se deve continuar a investir na Cultura.

    ResponderExcluir
  8. Tenho verificado que todos falam nas obras da Escola, na Casa Mortuária, no Complexo Religioso, nas Urbanizações, etc. mas estamos a esquecermos de uma que também é deste mandato desta Junta de Freguesia, que é a cobertura quase total (98%) da Freguesia em saneamento. Há quatro anos tinhamos saneamento na Urbanização de S. Martinho, Urbanização Sra do Rosário, Av. do Ciclo (muito anterior ao Presidente ir para a Junta, desde 1982, para não se dizer que ele fez à porta dele), uma parte da Rua da Escola e da Rua da Costureira. Portanto neste mandato foi feito na Rua Emilio Rodrigues, Rua Sr do Monte, Rua do Reborado, Rua da Calçada, Travessa da Calçada, Rua das Rabeias, Av da Restauração de Fradelos, Rua 30 de Junho, Rua das Lameiras, Av de S. Martinho, Rua S José Operário, Rua do Casalinho, Rua da Igreja, Largo do Eido, Largo do Zeibo, parte da Rua do Carrasco, completaram a Rua da Delmirinha, etc., faltando únicamente para completar na Freguesia a Rua das Pereirinhas 6 casas e na Rua do Carrasco 2 casas e um pavilhão industrial, portanto passamos de cerca de 30% a 35% para 98%, penso que também foi uma grande obra se bem que como está enterrada já pouca gente se lembrará, mas há que também atribuir louvor a quem tanto lutou para que tais obras de concretizassem, quando vemos em Freguesias vizinhas agora a correr a fazer o mesmo tipo de obra só porque é ano de eleições.

    ResponderExcluir
  9. Caro águia, se ler o meu texto verá que faço referencia, embora breve, ao saneamento. Foi uma grande obra na nossa freguesia ainda tão nova. Penso que os espectaculos na junta, aos quais eu assisto, não são muitas vezes acompanhados da assistencia que devia ter. Falo em quantidade e não em qualidade. Os espectaculos são por vezes muito bons e com sucesso em vários lugares, mas se em Fradelos conseguirem encher 2 filas de bancos completa é muito. Penso que a culpa não será da falta de publicidade mas sim das pessoas que não se interessam por cultura. Ao comparar as pessoas que assistem aos espectaculos promovidos pela iniciativa "descentralização cultural" com outros mais rusticos, como o cantar dos reis ou de concertinas fica claro aquilo que o povo gosta!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, eu quero felicitar este blog pelo excelente trabalho que têm feito.

    ResponderExcluir
  11. evolução em fradelos? a onde está essa evolução? a freguesia de tadim nao sei s tem alguma inveja de fradelos, porke tadim evoluiu e muito, fradelos esta na mesma.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite anónimo 11 de Outubro de 2009 02:31.

    Tadim tem o quê a mais que Fradelos? Tem um relvado sintético, tem 2 bombas de gasolina e prédios. Com os prédios e as bombas poderão eles ficar com eles muito bem e o relvado sintético a seu tempo virá para Fradelos.

    Sabe mesmo o que eu queria mesmo que tivesse havido em Fradelos que não houve em Tadim um debate entre os candidatos á presidência da junta de freguesia, é que acho que era a única forma de ficar a conhecer o candidato pela lista do PS e ouvir as suas ideias : )

    É bom viver em Fradelos :D

    ResponderExcluir
  13. Isto hoje está como o tempo até o ratos saíram da cama, mas parece que chegaram muito tarde, têm de se prepar mais e melhor para ao menos darem luta, e não andarem a fazer cenas.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Jonas, já agora qual é gamela? : )

    ResponderExcluir
  15. ja agora os predios... penso k devem ser feitos, de maneira moderada claro, mas penso que podia fazer crescer fradelos, mas sem qualidade de vida nao ha quem queira ca morar....
    trabalhem pela freguesia nao para dar dinheiro a junta.....
    trazias a tua familia para fradelos s fosses de fora??? claro k nao, o k tem isto para os teus filhos??? tem um ring!!! n ha um posto medico, nao ha um sitio para levar os filhos a passear como um parque de lazer.....n temos algo para as crianças se entreterem como um grupo de escuteiros um club de foot, nem k fosse de 5, ja era alguma coisa.....
    i ke tal fazer de fradelos um local conhecido por ter qualidade de vida?? um sitio para onde as pessoas keiram vir morar....

    ja sei k nao vou ter uma resposta em condiçoes, pk esse fantasma é mt ironico, nao nos sabe dar rsp claras mas sim disfarçar o assunto com "por nao ter campo de futebol?"

    ja agora tenta discutir os assuntos interessantes e nao provocar as pessoas e mandar bokinhas foleiras.....
    trabalha para fradelos crescer e nao para o blog ser conhecido pelo site de disculoes de fradelos...

    ResponderExcluir
  16. Boa noite caro xixas.

    Escuteiros? A mim parece-me que está no local errado para pedir escuteiros, é que os escuteiros estão ligados á paróquia e nao há politica aí terá que falar com o Senhor Padre Artur.

    Quanto á equipa de fut 5 é uma boa ideia.

    Continuação de uma boa noite

    ResponderExcluir
  17. Os que estão ligados á Paróquia são os "Escutas" - Corpo Nacional de Escutas, fundado em 1923. Os Escoteiros (sim, com "ó") são a Associação dos Escoteiros de Portugal (www.aep.pt) que trouxe os ideiais de Baden - Powell para Portugal, em 1913 e desde a sua fundação, naquele ano, são interconfessionais.

    ResponderExcluir