sábado, 10 de outubro de 2009

Campanha

Bom noite a todos, como devem saber hoje é o dia das eleições autárquicas.

Hoje está nas nossas mãos a decisão do futuro de Fradelos, uma escolha muito simples que poderá manter o rumo de Fradelos que tanto tem levado o bom nome de Fradelos por esses horizontes fora ou mudarmos para um rumo que nem eu nem vocês devem saber bem qual é, e passo a explicar.

Alguém ouviu o representante da lista do PS Fradelos esclarecer o que queria para Fradelos, ou dizer o que estava bem ou mal em Fradelos ou explicar as suas ideias para Fradelos ou até mesmo apresentar-se ao povo de Fradelos? É que sinceramente eu nunca o vi sem ser nos cartazes e acho muito preocupante isso, porque para um eleitor como eu como irei votar numa pessoa que nunca vi? Mesmo que eu queira votar num rumo diferente para Fradelos, isso seria impossível já que os votos brancos não tem lista, porque sinceramente hoje quando for votar a minha cabeça só verá a lista da coligação já que a outra lista limitou-se a fazer um panfleto e dar umas apitadelas para o ar na sexta-feira á noite a pensar isto chega para o povo de Fradelos, mas ainda não perceberam que com a experiência destes anos todos a saírem derrotados nas eleições fazer pouco ou quase nada não chega? Se é para fazer uma oposição destas acho, que mais valeria não existir, mas todos temos o direito e muito bem de concorrermos a eleições.

Quando abri o panfleto da lista do PS FRADELOS, ouve partes em que pensei alguém andou a distribuir panfletos por eles, estes não são panfletos da lista do PS mas depois com o desenrolar da “campanha” da lista do PS, notei mesmo que eram os panfletos deles, e porquê? Porque eles não tinham nada de novo para apresentar a Fradelos, se calhar foi por isso que não organizaram nenhum comício e passo a citar frases desse panfleto:

- “Dar continuidade a todos os projectos e obras em curso” E pensei eu para mim, mas eles não disseram “Muito Mais Fradelos”? Mas eles só querem dar continuidade aos projectos que têm sido desenvolvidos e obras? E ideias deles não há? Ah tem mais promessas no panfleto vamos analisar.

- “Anular as taxas do cemitério;” “Anular o pagamento de atestados ou declarações passadas pela junta de Freguesia;” Bom aqui tem uma promessa, mas segundo sei isto são leis nacionais e são regras seguidas em todas as freguesias de todos os concelhos do país, mau assim estamos mal, vamos começar a cometer ilegalidades?

- “Habitação – continuar com as urbanizações, mas com melhores condições para os jovens da nossa Terra;” Aqui está uma ideia boa, mas como não houveram comícios para me explicarem como iriam implementar esta ideia, sou obrigado a ser eu mesmo a pensar uma maneira de implementar esta promessa, mas primeiro recuaremos 4 anos, nas ultimas eleições autárquicas a lista do PS Fradelos, era contra as urbanizações e dizia mesmo que estas davam prejuízo em 4 anos o que os fez mudar de opinião? Agora a promessa em si, prometem urbanizações com melhores condições para os jovens da nossa Terra, mas pretendem ser eles a construir e depois oferecem ou baixarem os preços dos lotes e levarem aí sim a junta a ter prejuízos? Não estou a ver outra maneira de cumprirem esta promessa.

-“Apoiar a associação particular Centro de Dia” Uma promessa com pouco sentido, já que esta foi criada por pessoas com ligações ao PSD e que ainda não deu mais frutos por causa do Senhor Mesquita.

-“Educação – Apoiar todas as iniciativas de âmbito cultural – Promover a realização das festas de Natal das crianças;” Promover mais a festa de Natal? Mas querem dar prendas às crianças que frequentam os infantários vizinhos? É que esta iniciativa, já é realizada há muitos anos e com grande sucesso.

-“Apoio aos idosos com festa de Natal, convívios e passeios;” E ideias novas, não? É que mais uma vez, esta é uma iniciativa realizada há muitos anos e com grande sucesso.

“Construção do parque desportivo, campo de futebol com balneários e bancadas” “Criar zonas de lazer com pista de manutenção, parque de merendas e parque infantil;” Bem prometer algo que já está pronto no projecto e ainda não está no terreno por causa do Senhor Mesquita é fácil. É que a lista do PS diz e passo a citar “ Temos assisitido (está escrito assim no panfleto não tenho culpa) a um conjunto vasto de promessas, nas mais diversas áreas, no Ambiente, Urbanismo, Desporto e Lazer e Rede Viária, que não têm sido cumpridas. Nada tem sido feito…” e eu mesmo sei a resposta para esta acusação, o Senhor Mesquita não disponibiliza fundos as obras não se realizam.

“Substituir o piso do polidesportivo junto á sede da Junta de Freguesia por relva sintética;” A actual Junta de Freguesia, já pediu um orçamento para esta obra antes da campanha começar segundo sei.

“Desenvolver esforços no sentido de estudar a viabilidade da construção de uma piscina de água quente, que poderá ser frequentada por toda a população desta freguesia, bem como de freguesias vizinhas;” Bem as promessas estavam a acabar, e eu senti-a que algo faltava. Era a promessa da piscina, sim por que se recuarmos 4 anos, a lista do PS Fradelos chegou a dizer nos seus panfletos e passo a citar “Construir uma piscina coberta, de água quente, que poderá ser frequentada por toda a população desta freguesia e freguesias vizinhas” a mesma proposta e quase a mesma frase mas há 4 anos ainda acrescentaram uma coisa “Já temos todas as garantias de viabilização deste projecto pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Braga, Eng. Mesquita Machado.” garantias essas que não se vieram a confirmar, porque passada 1 semana das eleições de há 4 anos atrás o Senhor Mesquita deu uma entrevista em que afirmava que a rede de piscinas em Braga estava completa e que só faltava ser construída a piscina olímpica, coisa estranha para quem tinha as garantias da viabilidade da construção da piscina.

“- Água e Saneamento – Assegurar a cobertura total da rede de água e saneamento;” O saneamento encontra-se a 98%.

Bem depois de ter lido o panfleto do PS, vi que não era ali que encontraria ideias novas para Fradelos, mas fiquei à espera que o comício viesse trazer ideias novas, comício esse que não se organizou e não deve ter sido por falta de tempo.

Agora uma palavra para as pessoas que compõem a lista do PS Fradelos, representar uma lista é um motivo de grande orgulho, orgulho esse que não vi e principalmente quando o candidato à câmara não apoia deve ser pior, mas por muito que Fradelos tivesse a ser mal liderado, como é que é possível aceitar-se pertencer a uma lista em que o partido fez de tudo para que não fossemos uma freguesia independente? Como é que uma pessoa quer o melhor para a sua freguesia e aceita representar uma partido que não aceita a independência de Fradelos e que tenta interromper o progresso de Fradelos?

Agora uma palavra para o PS Tadim, é incompreensível como é que ainda não ultrapassaram o trauma de terem perdido o terreno que compõem Fradelos passados 20 anos.

Quanto ao Senhor Mesquita, como é que é possível ter uma lista numa freguesia e não se deslocar a essa para a apoiar? O povo de Fradelos não morde, não tenha medo, venha prometer também o que está em projecto há muito tempo mas que o senhor não financia, venha dizer mal das pessoas que compõem a lista Juntos Por Braga como sempre fez quando se desloca a Fradelos, é que era muito engraçado o ouvir discursar.

E por ultimo uma palavra aos Fradelenses façam bem as vossas escolhas tanto para a freguesia como para a câmara e não se esqueçam do que os Senhores da câmara nos fazem.

Por ultimo uma observação curiosa ás fotos do panfleto do PS, quase todos os elementos estão de braços cruzados, alguém já viu uma pessoa a trabalhar de braços cruzados? : )

A Todos a continuação de um bom dia.

73 comentários:

  1. nao sei s repararam mas o que o psd propos a freguesia de fradelos a 4 anos atraz e igual ao deste ano, isso quer dizer k nao fizeram nada ao longo deste ano. nao e preciso pensar muito para xegar a esta conclusao, ou sois assim tao tapadinhos k nao vendes isso?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Anônimo 11 de Outubro de 2009 02:35.

    Será que viu o panfleto da coligação de há 4anos atrás? É que a mim parece-me que há bastantes diferenças com o deste ano, agora a mim parece-me que você não quer ver. E agora o tapadinho sou eu?

    Se calhar não está contente com a não construção do complexo desportivo, eu também não mas a culpa é do Senhor Mesquita e só não vê isso quem não quer. E agora o tapadinho sou eu?

    Possivelmente também não está muito contente pelo adro da igreja não estar renovado, mas a culpa é mais uma vez do Senhor Mesquita que não disponibiliza fundos, mas só não vê isso quem não quer e o tapadinho sou eu?

    E digo-lhe mais uma coisa eu não vendo nada, agora ou eu estava tapadinho ou não vi campanha por parte da lista do PS.

    God bless Fradelos, and the rest of the world : )

    ResponderExcluir
  3. eu so digo para ter e cuidado, porke s o ps ve estes papeisinhos k andaram a espalhar logo no dia de eleiçoes alguem s pode lixar, porke isto e propaganda. es mesmo um tapadinho, devias ser o unico a nao ver nada do ps, eu vi e muita gente tambem viu... TAPADINHO

    ResponderExcluir
  4. Bom dia anônimo.

    Só não vê os papeizinhos, quem é tapadinho porque é difícil não ver.

    E que eu saiba os papeizinhos não fazem campanha nenhuma, mas sim o blog e blog pode fazer a campanha que quiser no dia que quiser.
    Agora quanto á campanha do PS, refere-se á qual? Á do PS Braga jantar á borla para todos, ou ás apitadelas do PS Fradelos? É que de resto não houve mais nada.

    Volto a dizer o povo de Fradelos não morde, nem o Senhor Mesquita nem o Senhor Bernardino fizeram alguma secção de esclarecimento, muito estranho acho eu.

    Fradelos hoje decide.

    ResponderExcluir
  5. ora pagar atestados é lei nacional, deve ser lei de fradelos, deve ser lei da coligaçao juntos por braga. mas o medo tem destas coisas. ja nao vos cabe 1 feijao no cú.

    ResponderExcluir
  6. os trabalhos desta junta estao a vista obras nem ve-las,o unico trabalho ke se ve desta junta é feito na segurança social e nao na camara municipal

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde anônimo.

    Estou muito contente com a sua participação em grande quantidade, é pena cada vez que responde o nível das suas respostas diminui.

    A quantidade não é sinónimo de qualidade : )

    ResponderExcluir
  8. Aos anónimos das 12.08 e 12.10, se calhar o João Carlos deve e começar a escolher melhores os amigos que lhe pedem para tratar de assuntos na Segurança Social, porque todos lhe pedem até a maior parte dos componentes da lista do PS, portanto ele que abra os olhos e que os mande para as filas tratar dos assuntos para esperarem pelos subsidios de doença, abonos e desemprego, porque assim esses senhores vao poder saber o custa ir lá uma vez duas, três e mais vezes, quanto ao feijão no cu, aproveito para dizer que o medo é tanto que o meu almoço será regado com uma Murganheira fresquinha, e se calhar vou aproveitar para mandar uma para a casa do PRESIDENTE para ele comemorar com a sua familia, que apesar dos problemas de saúde que sucederam nos últimos anos nunca deixaram de trabalhar para a Freguesia de Fradelos em colaboração com todas as Entidades mais representativas como o Bar de angariação de Fundos para a Igreja, Escola ou Jardim de Infância. Talvez vocês tenham alguém que na próxima segunda-feira já esteja na Junta de Freguesia a pedir favores, poderá ele ter um rebate de consciência e dizer esses assuntos são tratados em Braga não em Fradelos. Quanto a questão dos atestados e taxas do cemitério vocês são uns liricos por desmonstrar total desconhecimentos da LEI DAS AUTARQUIS LOCAIS, sobre regulamentos, taxas e posturas. Quem paga a água que se gasta no cemitério, vai a conta para tua casa? A tarifa de lixo vai para tua casa? O candidato do PS já que foi Presidente da Assembleia da Freguesia de Aveleda já podia saber mais um bocadinho, mas segundo dizem as pessoas de Aveleda era um Presidente para ornamentar e entregar as convocatórias porque todo o trabalho era feito pelo Presidente da Junta (Fernando), mas como ele não fez qualquer sessão de apresentação também deve desconhecer as Leis que regem este País. Mas tudo bem meus amigos vamos logo comemorar a vitória do João Carlos porque ele não é de rancores com ninguém e se calhar vai continuar a prestar todos os serviços independentemente dos que votaram nele ou não. Esperemos que em Braga também mude a cor da Camara para os projectos de Fradelos sairem da gaveta da Vereadora, o mais urgentemente possivel. Espero com isto vos ter esclarecido um bocadinho do que é a vida autarquica, e não andarem a cuspir no prato que vos dá de comer.

    ResponderExcluir
  9. É pá tirem o candidato do PS da porta da Junta de Freguesia ele a ler o regulamento eleitoral parece o Camões a ler os lusiadas. Isto é um atentado á literatura, será que não leu o regulamento antes deve ser como a Lei das Finanças Locais, ser´+a que ele tem conhecimento do que é isso, ou então serviu para uns meninos que andam pela Freguesia a tentar vender um produto porque o deles já estava esgotado na qualidade e na validade (vocês sabem de quem estamos a falar). Ou será que o mesmo será carne para canhão como ia suceder ao candidato anterior se tem ganho as eleições que iria levar um chuto nas partes que sabemos para eles poderem comandar a Nau? Desculpai lai qualquer coisinha mas ides ter de trabalhar muito mais e apreder a não boicotar o trabalho da Junta na Câmara Municipal.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde


    So quero dizer que os do PS devia ver isto que voces escreveram porque nao era permitido realizar coisas para as eleicoes no sabada,isto e propaganda, e quem escrevei esto devia-se lixar.. E ja agora nao se esquesao que estao a poluir o ambiente com os papeisinhos...

    E na minha opiniao quem devia ganhar era o PS, secalhar o Bernardino fareria mais coisas do que o Joao Carlos que esteve la 4 anos e nao fez nada, so fazia passeios para os idosos.E quem escrevei esto secalhar tambem esta metido na Junta de Fraguesia de Fradelos e nao fez nada para os Fradelenses. Quem escrevei esto secalhar quer ir para a gamela.....
    Estas mesmo tapadinho porque a muita gente que viu secalhar foi o unico que nao viu nada sobre o PS... TAPADINHO

    ResponderExcluir
  11. Que eu saiba o presidente da Junta trabalha na Segurança Social e não na Câmara, para poder sobreviver…
    Mas, bem sei que não era a isto que se estava a referir-se. O Presidente da Junta tem um defeito, é não saber dizer não mesmo àqueles que dão facadas pelas costas. É uma pessoa que não olha à cor dos partidos, faz tudo para poder resolver as situações que estão ao alcance dele. Já agora pergunte aos membros e aos que estão por trás da lista do P.S. se nunca pediram para tratar de algum assunto e quanto tempo o João Carlos perdeu para tratar desse assunto que nem tão pouco fazia parte dos assuntos da Junta. Por isso estava muito bem calado, tenho a certeza que não sabe o que é estar horas e horas numa fila e não saber preencher os impressos. Mas o Presidente da Junta tem feito isso por os Fradelenses. Quanto à câmara, sou testemunha do tempo que o Presidente da Junta perde na Câmara e gasta em telemóvel a telefonar para os engenheiros para que Fradelos ainda consiga ter alguma coisa. Mas já agora o que fizeram os dois elementos que pertencem à Assembleia da Junta e que são do P.S? Para quem gosta tanto de Fradelos, não se devia olhar à cor do partido que está na Junta e tentar tudo por tudo que o Engenheiro Mesquita apoiasse mais a freguesia, já que Engenheiro Mesquita não sabe ser democrata, pois esses elementos foram eleitos para trabalhar em benefício da freguesia.
    Não desça tão baixo para atacar as pessoas, vivemos numa democracia, e não se esqueça quando precisar de resolver algum assunto na Segurança Social de ir para as filas e preencher muito bem os papéis. Vai ver como è bom…
    Não era do meu interesse entrar nesta discussão, mas como foi tão injusto para com João Carlos, e o que mais me incomoda são as injustiças, tive que responder espero que algum elemento da lista P.S. peça desculpas por si, se você não o for capaz de fazer…

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde anónimo 11 de Outubro de 2009 15:44.

    Não se preocupe que não sou nenhum elemento pertencente a nenhuma lista, não andei apitar nem a deitar papeis com politica para o chão, simplesmente deitei um papel com o link deste blog e não obriguei ninguém a o vir ver.

    Mas se gostam tanto do PS porque é que ainda não explicaram porque não veio o Senhor Mesquita a Fradelos? Porque não houve nenhuma sessão de esclarecimentos em Fradelos por parte da lista do PS? Porque não propuseram ideias novas ao povo Fradelense? É engraçado ver que os comentários dos apoiantes do PS não se preocupam em defender o partido mas sim chamarem Tapadinho ou dizerem que me devia “lixar”. Se calhar são apoiantes que nada tem a dizer de novo ás pessoas de Fradelos como o candidato da lista do PS.

    E não, quero ir para gamela nem percebi bem o que você queria dizer com esta expressão, mas sou um simples jovem interessado na politica é crime interessar-me por coisas interessantes?

    E correcção há sempre um passeio por ano para toda a população de Fradelos que se quiser inscrever, e o tapadinho sou EU? : )

    ResponderExcluir
  13. venho por este meio dar todo o meu apoio ao sr. bernardino, sou de aveleda e sei o grande homem ke é. ele sabe k nao ganha mas deve sentir-se feliz pos os candidatos juntos por fradelos cagadinhos de medo

    ResponderExcluir
  14. realmente acabo por verificar k no panfleto de campanha do ps os candidatos estao de braços cruzados, mas tambem ja verifiquei ke a actual junta estiveram 4 anos sentdos no poleiro

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde senhor Jonas.

    Se como VOCÊ DIZ que ele sabe que não vai ganhar porque é que ele pôs os candidatos “cagadinhos”?

    E fico feliz por o blog ter chegado a Aveleda ; )

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde senhor ui ui.

    Se os elementos da actual junta tiveram 4 anos sentados no poleiro, o povo de Fradelos o dirá.

    Agora que o Senhor Bernardino teve 2 semanas para aparecer e mostrar algo de diferente às pessoas de Fradelos, e não o fez é uma verdade.
    Já agora disseram acima que o Senhor Bernardino teve a ler o regulamento eleitoral na junta, podiam o ter pedido para esperar uns minutos e convocavam as pessoas de Fradelos para ouvirem as ideias dele e para o verem, porque ainda há pessoas como eu nunca o viram sem ser nos panfletos : )

    ResponderExcluir
  17. cagadinhos de sair da gamela, tal como voces se vieram informar a aveleda do sr. bernardino eu tbm me informei da gamela k existe em fradelos

    ResponderExcluir
  18. fantasminha, tas com medo a mama vai-se acabar

    ResponderExcluir
  19. coitadinhos do psd, tiveram k inventar um blog para botar o ps a baixo, vejam la k eles estao na junta a responder as pessoas... e depois ainda dizem k nao pertecem a lista do psd... so vus falta uma bolinha para serem uns palhacinhos, mas nao s preocupem eu ja comprei a bolinha para todos... tendes preferencia na cor?

    ResponderExcluir
  20. há mesmo gente que não tem mais que fazer...vivem do insulto e mais nada, as contas fazem-se no fim! Quem diz que a junta não fez nada não é de Fradelos ou se cá vive não conhece... fizeram pouco, mas fizeram! a ser verdade o que dizem não os deixaram fazer mais, MM e suas comadres bloquearam na Camara algumas das obras com projectos prontos, e quando é assim as coisas ficam bem complicadas!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde anônimo 11 de Outubro de 2009 18:23.

    “vejam la k eles estao na junta a responder as pessoas...” Você acaba de fazer uma acusação grave e sem provas, porque isto é completamente falso, mas que eu saiba quando fui votar na junta estavam elementos do PS e do PSD. Se algo de estranho se estivesse a passar de certeza que esses elementos do PS já teriam apresentado queixa. Já agora estou em casa muito bem instalado no meu sofá a ver o ídolos a rir-me.

    Caso você não saiba e é bem possível que não, este blog foi feito no mês de Agosto e era para ser um blog independente onde se pudesse falar de política, mas em Fradelos houve uma lista que apresentou o seu programa e simplesmente a outra resumiu-se a dar apitadelas e a espalhar panfletos. Como achei esta campanha tão mal feita por parte do PS achei de bem postar aqui algo no blog.

    Senhores Jonas e UI UI estou á espera que me expliquem o que queriam dizer com aqueles termos.

    E já agora senhor anónimo já que comprou as bolinhas de palhaço, de que cor comprou? Se poder pinte de Laranja cor do PSD ou de Azul cor da coligação, mas é claro se tiver tempo porque já vi que anda ocupado a insultar tudo e todos. : )

    ResponderExcluir
  22. o fantasminha é mesmo 1 bonequinho de dar corda coitadito

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, Fantasma

    Em primeiro devo felicita-lo pela criação deste blog para que seja possível a discussão de várias situações existentes em Fradelos.
    Eu adoro a freguesia, mas como simpatizante da lista PS, não devo concordar com alguns pontos que relatou.

    1º Não deveria ter espalhado panfletos com o endereço deste blog na noite passada, considero essa atitude infantil e sem código ético,
    Deveria ter sido efectuado aquando a sua criação;


    2º Poderei estar de acordo com o que relatou acerca do programa eleitoral do PS, mas o do PSD também não foi igual de a 4 anos?

    3º Criticou a forma que os elementos estão na fotografia do panfleto, porque não poderia ser assim? Será que foi melhor um foto tipo a do PSD que pareciam que estavam num casamento? quando refiro num casamento relembro que muitas pessoas ainda tem a mentalidade que vai a um casamento para comer e não para trabalhar...

    4º Quanto campanha eleitoral do PS, esta foi efectuada porta a porta, conforme eu constatei no Sábado, no Domingo, não tenho a certeza de ter sido ou não na segunda.

    Mas devo felicitar o PSD e espero que façam tudo por tudo por Fradelos, porque afinal de contas o que interessa é a freguesia independentemente da cor.

    Um bem haja a todos vocês...

    ResponderExcluir
  24. parabens ao psd por ganhar mais 4 anos sem fazer nada na freguesia... a tua é especial, e cor de rosa, e so por ser para ti levas tambem umas cuequinhas de fio dental... o mal e k nao disfarças nem nada, e k eu sei ken tu es, e tu nao sabes ken eu sou...
    o ke ker dixer k estao todos a comer da mesma gamela e k toda a gente aki em fradelos esta toda de baixa e sem doença nenhuma, com boas capacidades de trabalhar, mas o sr. presidente compra as pessoas ao conceguir as baixas, sem as baixas teriam k trabalhar, e trabalhar custa...fax calos nas maos... mais 4 anos todos a xupar na mesma piroca...

    ResponderExcluir
  25. Grande Mesquita Machado mais uma vitória lá foi o Ricardo Rio pelo rio abaixo.O Mesquita não havia de assinar nenhum projecto. Fradelos vai ficar mais quatro anos parado. Até na messa de votos a mafia ganhem vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite caro anônimo 11 de Outubro de 2009 22:16.

    Eu agradeço a felicitação pela criação do blog.
    1º Espalhei os papeis quando pude e quando tive tempo, mas também não acho que foi o meu post que mudou a opinião de algum eleitor.

    2º As diferenças entre os panfletos do PSD de á 4anos e deste existem e eu tenho os dois panfletos e posso confirmar.

    3º Você vai a um casamento para trabalhar? Só se for servente : )

    4º E explicar á população as suas ideias? É que nem toda a gente tava em casa e em algumas casas nem paravam, ninguém morde.

    Um bem haja também para você.

    ResponderExcluir
  27. ´Boa noite caro anônimo 11 de Outubro de 2009 22:40
    Estive á espera da bolinha, mas nem me entregas-te a mim nem aos elementos da lista do PSD, foi uma desilusão para mim.

    Espero bem que você não fosse um elemento da lista do PS porque da forma que você escreve e a forma como trata os cidadãos e o seu vocabulário não traria nada de útil para a freguesia : )

    ResponderExcluir
  28. Boa noite caro anônimo 11 de Outubro de 2009 23:04

    É essa atitude que vai levar Fradelos para a frente. E eu a pensar que você devia querer o melhor para Fradelos mas nem todos temos as mesmas ideias.

    ResponderExcluir
  29. Grande Mesquita Machado.
    Alguns ainda tinham fé que o Ricardo Rio ia ganhar como isto anda.
    Ganhem juizo.
    Mais quatro anos sem fazer nada.

    ResponderExcluir
  30. Agora que ganharam fazam alguma coisa pelos jovens de fradelos.

    ResponderExcluir
  31. Pensei que os elememtos da lista do psd fossem mais homemzinhos.
    komprar votos fika muito feio.
    Tenham vergonha na cara!
    João Carlos dedica-te a pesca tu não sabex nada só serbes pa tar com o cigarrinho na boca.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite anônimo 11 de Outubro de 2009 23:44.

    Você sabe me dizer quanto é que a lista da coligação pagou por cada voto? É que assim passava na junta de freguesia na segunda para pedir o dinheiro do meu voto.

    E já que diz que o PSD comprou votos, porque não esperaram pela chegada da GNR para apresentar queixa, Ah esqueci-me foram se embora. Já lhe disse para não fazer acusações sem provas mas parece que não aprende.

    Continuação de uma muito boa noite.

    ResponderExcluir
  33. nao pertenço a lista do ps...mudei de ideias, tu ficas um palhaço muito sexy sem bola, e k assim quando fores a xupar a bola nao t atrapalha... gostava k a freguesia evolui-s, mas nao vai ser com o psd k vai evoluir, vao ser mais 4 anos sem faxer nada, neste caso ja vao 8 anos com este miseravel presidente... desculpa, voces fizeram, taparam uns burakitos 2 semanas antes das eleiçoes... ja m eskecia sisso... ja agora, a lei das taxas e a assembleia da freguesia k poe, nao e uma lei nacional... afinal nao sabes assim tamto como pensas... eu nao t trato mal, trato.t como deves ser tratado... viva a fradelos e aos tapadinhos... a nao eskecer dos palhacinhos...

    ResponderExcluir
  34. Mais quatro anos a mamar a custa dos outros.
    Que miséria

    ResponderExcluir
  35. Boa noite anônimo 11 de Outubro de 2009 23:58.

    Já lhe disse que não vou baixar ao seu nível. E digo lhe mais é pena não lhe terem dado educação para poder discutir as ideias de uma forma ordeira, é pena que também não saiba escrever porque cansa ver tantos erros em tão poucas frases, frases essas sem ideias, um coincidência com a lista do PS falta de ideias : )

    ResponderExcluir
  36. muita educaçao tenho eu, e escrevo como eu kiser e bem m apetecer... nao e "nao dexo ao teu nivel", mas sim "nao subo ao teu nivel"... e k eu sou maior do k tu... tu a minha beira es um canalha k anda ai...

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, Sr. Fantasma
    É de novo o anônimo 11 de Outubro de 2009 22:16.

    Mais uma vez devo escrever a minha opinião sobre a sua resposta:

    "1º Espalhei os papeis quando pude e quando tive tempo, mas também não acho que foi o meu post que mudou a opinião de algum eleitor."

    Não acha que foi muita coincidência de só ter tido tempo na noite antes das eleições? Desculpe mas o facto de não ter tido tempo até agora não é uma desculpa válida para essa situação. Nesse caso esperava para depois das eleições.

    "2º As diferenças entre os panfletos do PSD de á 4anos e deste existem e eu tenho os dois panfletos e posso confirmar."
    Claro que diferença deve ter alguma, caso contrário apenas afirmaria que nada ser fez até agora, que não é o mais correcto. Mas será assim tanto para se dar ao trabalho de analisar de um modo que não acho correcta, uma a uma? E justificando apenas com o Sr. Mesquita?

    "3º Você vai a um casamento para trabalhar? Só se for servente : )" Espero que tenha compreendido o que eu quis dizer. Apenas justifiquei desta maneira por achar que não foi correcta a sua interpretação das fotografias da lista PS, Achei talvez um bocado imatura, não lhe desrespeitando.

    "4º E explicar á população as suas ideias? É que nem toda a gente tava em casa e em algumas casas nem paravam, ninguém morde."
    Aqui tenho que lhe dar razão, mas pelo o que me foi transmitido a lista foi criada muito em cima da hora, não planeando bem a sua campanha, acabando por menosprezar a raiz já criada pela lista PSD. Mas temos que lhes dar o mérito de ter tido a coragem de criar uma lista com caras novas, não acha?

    Vamos manter um blog com educação e respeito uns pelos outros, com as analises construtivas de toda a gente podemos criar uma freguesia melhor.

    Um bem haja.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite anônimo 12 de Outubro 00:15

    Peço lhe que se não tem nada de útil para dizer que pare de comentar, porque se não serei obrigado a rejeitar os seu comentários. O aviso fica feito, a democracia a liberdade de expressão é para todos mas quando respeitamos todos e somos educados.

    ResponderExcluir
  39. De novo o anónimo 11 de Outubro de 2009 22:16

    Desculpe mas esqueci-me de referir outra situação.

    No inicio deste blog diz e passo a citar:
    "hoje quando for votar a minha cabeça só verá a lista da coligação já que a outra lista limitou-se a fazer um panfleto e dar umas apitadelas para o ar na sexta-feira á noite a pensar isto chega para o povo de Fradelos"

    Mas depois responde-me:
    "4º E explicar á população as suas ideias? É que nem toda a gente tava em casa e em algumas casas nem paravam, ninguém morde."

    Então afinal sabia que existiu uma campanha efectuada porta a porta pelo PS?

    é que existe aqui uma pequena contradição...

    Um bem haja

    ResponderExcluir
  40. Diga-me onde eu fui mal educado?

    Apenas exprimi o que eu pensei depois da sua resposta...

    Não gostou de ter uma resposta a altura dos seus comentários?

    Pensei que em primeiro lugar estava a freguesia, mas vejo que está o PSD.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite anônimo 12 de Outubro 00:17

    Felicito-lhe pela forma ordeira como participa ao contrário de algumas pessoas apoiantes do PS.

    1º Sei que parece estranho, mas andei sem tempo para poder escrever ou espalhar qualquer coisa que fosse. Escrever depois das eleições não serviria de nada já que estas tinham passado.

    2º Por mais que queiram dizer que a actual junta de Freguesia pouco fez, têm que perceber que é complicado fazer algo quando o homem do dinheiro Senhor Mesquita não disponibiliza fundos. Sem dinheiro não há obras e isso todos sabemos. E digo lhe nenhuma freguesia consegue gerar quantidades de dinheiro para pagar obras de milhares de euros. Por isso o Senhor Mesquita boicotou os dois grandes projectos o complexo desportivo e a requalificação do adro da igreja. Os projectos estão feitos, os projectos estão na câmara e foram várias vezes pedidos fundos para a construção dos projectos que é que se pode pedir mais á junta?

    3º Eu compreendi muito bem o que quis dizer, mas a politica e a comédia cada vez mais estão de braços dados.

    4º Compreendo que tenha sido feita á pressa a lista, mas quando se compõem uma lista deveria ser com pés tronco e membros.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite anônimo 12 de Outubro de 2009 00:35

    O que quis dizer fazer o panfleto, foi também dizer que andaram de porta a porta, mas se achas isto campanha andar de porta á porta, quando muitas vezes é passar e nem parar, acho que o seu sentido de campanha está errado.

    Campanha do PS: Campanha porta á porta e apitadelas na sexta á noite. A mim parece-me que essa campanha não esclarece ninguém, nem ajudou ninguém a perceber o que queriam para a freguesia mas são opiniões.

    Contínuo a dizer que a campanha do PS foi muito fraquinha e insuficiente para quem queria ganhar alguma coisa. Antes de se abraçar um projecto deveriam ter pensado no que podiam fazer e não depois de aceitarem fazerem muito pouco.

    Hoje vi pela primeira vez o Senhor Bernardino mas foi só de relance.

    ResponderExcluir
  43. Quando falou para compor uma lista deveria ser com pés tronco e membros, refere-se ao cabeça de lista? ou aos membros da lista em geral? (a título de curiosidade)

    Concordo consigo que a campanha foi fraquinha, como já lhe transmiti num post acima, pelo que sei a lista foi criada muito em cima da hora, não planeando bem a sua campanha, mas também lhe digo que não vi uma única vez a campanha do PSD, a não ser é claro o comício...

    Bem haja...

    ResponderExcluir
  44. Anônimo 12 de Outubro de 2009 01:03

    Não, não me refiro a elementos da lista, esses são a cabeça.

    Agora os troncos e os membros faltaram, faltou campanha e faltaram ideias novas, factores essenciais.

    Não tenho por costume ataques pessoais.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  45. Eu sou um jovem de Fradelos com muito orgulho da Freguesia que habito.Mas espero sinceramente que o nosso presidente não se esqueça dos jovens com se tem esquecido nos ultimos 4 anos.Não é tar um ano a espera na Festa da Independência da nossa Freguesia para tar a espera de actividades desportivas.A nossa Freguesia vive em torno dos Idosos mas não se esqueça Presidente o Futuro são os JOVENS.
    Monstre então neste próximos 4 anos porque foi eleito.

    E viva ao Nosso Presidente de Camara pela Vitória que teve ontem.

    Cumprimentos a todos

    ResponderExcluir
  46. Bom dia a todos.

    Antes de mais muitos parabéns á lista encabeçada pelo Sr. João Carlos, pela vitória conseguida ontem. O que demonstra que o povo de Fradelos se encontra muito contente com o trabalho efectuado ao longo destes últimos 4 anos.
    Fiquei bastante surpreendida, quando há uma semana atrás li o panfleto da lista do PS Fradelos e perguntei-me: "Estes senhores vivem em Fradelos á uma semana?". É que pelo seu conteúdo parece. Fico desiludida ao ter a noção que existem pessoas que não conhecem verdadeiramente a "Realidade da Freguesia" e dizem que os outros é que não a conhecem.
    Por outro lado, não basta dizer que a actual Junta de Freguesia esteve na "gamela" estes últimos 4 anos, é necessário dizer o que é que não foi feito e porquê!!! Ou será que não sabem o que se passou na freguesia durante os últimos quatro anos e durante os anteriores anos, desde que temos na presidência da Câmara Municipal uma pessoa do PS?!

    Parabéns João Carlos
    Parabéns Fradelos
    Força Ricardo Rio,
    Fradelos não quer "Mais do Mesmo" para o concelho de Braga

    ResponderExcluir
  47. Senhor "atentamente" bom dia.

    Desde já lhe agradeço pela participação ordeira, e peço-lhe que se tiver ideias novas possa as escrever aqui para se debater ou que se dirija mesmo ao presidente de junta para que este as possa aproveitar : )

    ResponderExcluir
  48. Bom dia!

    Tem lido aqui algumas situações muito desagradáveis que em nada contribuem para o bom debate de ideias. Mas quero deixar aqui a minha opinião sobre esta campanha e o que aqui se tem dito. Em primeiro felicito o trabalho do Sr. Fantasma pela criação do blog. Muitos tem razão ao dizer que a divulgação através dos papeis poluiu as nossas estradas. Mas já por inumeras vezes que ao fim de semana o relvado do ringue se enconta cheio de lixo, com vários materiais do Macdonalds, cervejas vazias e betas entre outras. Também o meu campo que fica paralelo á estrada muitas vezes é algo de pessoas sem educação que acham que atirar latas ou plásticos para lá é melhor que esperar pelo ecoponto. Todos sabem que certos sitios de fradelos tem uma vida noturna mais ativa por parte da camada jovem. Já viram o estado em que esses sitios estão de manha? Quem criticou o Fantasma por isto, seja jovem ou algum pai, devia pensar melhor. Houve também quem afirmasse aqui que o PSD andou a comprar votos. Mas também alguem falou que o PS fez uma campanha porta a porta. E o PSD é que compra votos? Confesso que a campanha do PS foi quase inexistente. Vi uma vez uma carrinha a distribuir material do PS mas só durante 20 min. depois nunca mais. E algumas pessoas elogiam eta campanha? Amigos, não confundam campanha elitoral com uma conversa ocasional no café com menbros de uma lista. Muitos jovens tem reclamado aqui que a Junta não faz nada por eles. No passeio que há todos os anos para jovens e idosos quantos jovens acham que vão. Em duas carrinhas no máximo encontram-se 7 jovens, sendo alguns menores. Onde andam eles nessa altura? E nos espetaculos culturais que exite na junta? Muitos não vão ou preferem ficar cá fora. Pensem bem nas vossas acções antes de falarem. Reclamam que o PS devia ler isto e acusar o blog por propaganda? E o mal que aqui se escreveu sobre o PSD por parte de vários anónimos e não só? Deixo vos a reflectir

    ResponderExcluir
  49. Pelo que me lembro, todos os anos a Junta de Freguesia organiza uma "semana cultural", que coincide com o aniversário da independência, onde podemos assistir a espectáculos no auditório da nossa Sede de Junta de Freguesia, a jogos de futebol, a palestras, entre outros. Este ano essa semana, por razões obvias (20 anos de independência) foi mais preenchida, e pelo que sei não foi só uma semana.
    Ao ler o comentário do "Atentamente 12 de Outubro de 2009 01:09" concluo que só este ano é que se mostrou interessado nas actividades desportivas desenvolvidas, você e grande parte da juventude de Fradelos, é que a adesão ás actividades organizadas pela Junta de Freguesia normalmente nunca é muita.
    É caso para dizer: se não se fazem actividades é porque não se fazem, se se fazem as pessoas estão pouco interessadas no que se vai passar.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  50. Bom dia

    Souu jovem rapaz de Fradelos e gosto muito da minha freguesia.
    Gostava de dizer ao Sr. presidente que devia lembrar-se mais dos jovens desta freguesia promovendo actividades a pensar neles. Actividades desportivas, culturais, etc. Já que há tantos convivios para idosos também devia haver mais actividades para os jovens de Fradelos.

    Obrigado a quem criou este blog por dar oportunidade aos fradelenses de manifestar as sua ideias.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  51. olhem como as verdades sao ditas na cara das pessoas e elas ficam mal... ontem a noite foi o k aconteceu, coitados dos do psd, ja nem sabiam o k aviam de dixer dizer....

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde anónimo 13 de Outubro 13:27

    Já agora, conte lá o episódio de ontem e que verdades são essas. Assim ficamos todos a saber as verdades : )

    ResponderExcluir
  53. muitos parabéns sr Adelino Reis.....
    viva fradelos

    ResponderExcluir
  54. Anônimo disse...
    muitos parabéns sr Adelino Reis.....
    viva fradelos

    Nao percebi mas como dizia viva Fradelos Aceitei : )

    ResponderExcluir
  55. parasses no cafe k ja sabias... senao pergunta aos teus colegas de equipa...

    ResponderExcluir
  56. Sr. Jluis, Boa noite

    Concordo com o que relatou acerca dos jovens. Estes não tem uma participação activa no que a Junta organiza.

    Relativamente a campanha se tornar a ler os vários post, e se nenhum me falhou, ninguém elogiou a campanha do PS, mas se viu a carrinha durante 20 min foi bem mais tempo do que eu vi. Terei visto a carrinha cerca de 5 min. o restante tempo eles teriam gasto em outros locais da freguesia. Mais uma vez não elogio a campanha, mas também posso afirmar que eu nunca vi a campanha do PSD.
    Poderei concluir como você concluiu? dizer que foi uma conversa de café? Por favor não faça isso. Eu apenas elogio a coragem deles. E será que existiu falta de experiência na lista? Talvez, mas só uma pessoa pertencente a essa lista é que se poderá pronunciar sobre essse assunto. Por acaso gostaria de o saber.

    Sr. Anônimo
    Também gostaria de saber o que se passou no café e em qual café. Assim ficariamos a saber mais algo sobre o PSD, não acha?

    Um bem haja

    ResponderExcluir
  57. esse assunto foi discutido e nao conversado... e foi entre pessoas do psd e do ps... e as pessoas do psd nao sei pork nao falaram kuando estava la o sr bernardino, so falaram kuando ele s foi embora... tinham medo de falar a frente dele? ele nao come ninguem...

    ResponderExcluir
  58. Actividades para os Jovens? Quais aqueles que nunca participaram no passeio para jovens em Agosto? Aqueles que nunca vieram assistir a uma actividade cultural na junta? Aqueles que não participaram no cicloturismo? Aqueles que quase diariamente não respeitam a limpeza dos espaços da Freguesia? Aqueles que destroem patrimonio da freguesia... é que se estamos a falar destes, eles têm andado distraidos, e acordaram agora nas eleições, acho que todos sabem porquê... se calhar se estiverem mais atentos verão que há bem mais actividades que aquelas que eles pensam, basta terem vontade de participar!

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde

    Sr. Anônimo, sem querer ser muito insistente, ainda queria saber qual foi o assunto.

    Um bem haja.

    ResponderExcluir
  60. mas afinal isto é para discutir o melhor para fradelos ou para contares a vida do joao carlos e dizeres que ele trabalha mt e ajuda mt gente e que es do psd???? penso que a ideia deste blog foi uma falha.
    quando quiseres fazer um blog de jeito dignem se a mostrar imparcialidade entre partidos......

    ResponderExcluir
  61. Boas,
    Eu sou um jovem de Fradelos e tenho muito orgulho na minha freguesia e só quero o bem para esta freguesia. Apenas queria comentar o seguinte: e' verdade que a câmara não financia para a junta, por ser do PSD, mas 4 anos.... outra vez 4 anos parados, naaa! Para mim já chega! para que' ter o PSD se não faz nada sem o dinheiro?
    As pessoas votaram no PSD por que'?por orgulho?Orgulho em que' se a freguesia não vai andar para frente. Espero que não me levam a mal, mas isto e' verdade.

    cumprimentos e força fradelos que mesmo estando parada + 4anos, o povo evolui : )

    ResponderExcluir
  62. se s querem as coisas tem de se fazer pressao, ameaçar com a imprença, exprimentem e talvez consigam algo...
    ja agora deixem de falar mal dos jovens de fradelos, convivo com muitos deles e n vejo motivo para tanto. falas do lixo de bandalizarem????
    ja reparas t k nao havia um caixote do lixo no polidesportivo????
    teve de entrar alguem competente para olhar por aquilo para colocar la um caixote.... falas dos graffitis que eles puseram la??
    isso ja tem anos, mts talvez desde o 1 ano da existencia do ring, mas que ta mal esta, mas agora nao ha nada disso!
    e que tal encontrarem um local para os jovens de fradelos??
    onde eles possam conviver e fazer as suas coisas?? mts freguesias o fazem, mas esta e das unicas que falam falam falam e nao sabem nem fazem nada..........

    ResponderExcluir
  63. ja agora nunka vi os tais papeis k espalhas t... ouvi falar disto como uma palhaçada.
    o que me disserem foi "ja viste o vlog de fradelos???
    ker dizer neo e de fradelos é do psd"
    trabalha por fradelos e nao pelo papa...

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde caro xixas.

    Que eu saiba nem todos os blogs são imparciais. Sim no princípio não escolhi o lado que iria apoiar, mas depois de ver as listas escolhi o meu lado e apoiei-o como você deve ter feito á sua cor política, sim este é um blog de politica onde deveria discutir politica e ideias, mas você só vem para aqui dizer "és do psd" ou "ouvi dizer que isto é uma palhaçada" ou "a freguesia não vai andar para a frente". É triste quando uma pessoa acusa a outra de fazer isto ou aquilo e pelo que parece faz o mesmo. "uma palhaçada" Pelo menos tive a iniciativa de criar um blog, e você o que fez? Deitar a baixo, sim senhor a atitude de quem nada faz é deitar abaixo já que não conseguiu ter uma ideia.

    Mais 4 anos parados? Ah pois esqueci-me não temos campo de futebol, não andámos para a frente, mas será que sabes quanto tempo dura o campo do Tadim e o contrato que está por detrás dele, ou também não se soube informar sobre isso? Temos uma escola primária e uma capela mortuária com condições dignas, temos saneamento e uma junta de luxo, temos um polidesportivo e urbanizações capazes de fixar os jovens, temos ruas em que passam dois carros, conheço freguesias em que mal passam um carro de cada vez quanto mais dois, mas como nos falta o campo de futebol é porque não evoluímos.

    Desculpe lá mas você diz que como o caixote do lixo não estava lá compreende que as pessoas deitam-se no chão o lixo? Gostava de saber se gostaria que acontece-se á porta de sua casa ou no campo de algumas pessoas como acontece.

    E por ultimo nunca viu os papeis, olhe é bom sinal muita gente apanhou-os e assim já não posso ser acusado de poluir o chão : )

    ResponderExcluir
  65. Boas,
    Eu sou o mesmo anónimo de 24 de Outubro de 2009 02:44, e queria dizer, que quando me referia que a freguesia não andava para frente eu não me referia só ao campo de foot mas também ao resto...(era bom se fosse só por causa do campo de foot)


    cumprimentos e força fradelos que mesmo estando parada + 4anos, o povo evolui : )

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde caro anônimo, entao que quer dizer com o estar parada?
    Actividades ou obras? E claro se tiver ideias partilhe connosco :)

    ResponderExcluir
  67. fantasma es mt ironico po meu gosto....
    ja reparas t k a tua rsp é sempre a msm??
    n é pelo campo de foot..
    é por um posto medico, um lar para idosos, uma piscina, um parque de lazer, um pavilhao.... isto é so uma ajuda, agora tem mt por onde começar....
    ja agora tens conhecimento dos jogadores de futebol que tem fradelos??? TENHO PENA DE TER JOGADORES ASSIM NA MINHA FREGUESIA E NAO OS VER COM O SIMBOLO DE FRADELOS AO PEITO!!! RECRIAR A ACRIF JA ALGUEM PENSOU???
    NAAAA SO QUEREM LOTEAMENTOS, A FREGUESIA PRESISA DE CRESCER, MAS TAMBEM DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA.....
    voltando ao tema do lixo, mts vezes apanho o que n e meu, s tiver a porta de minha casa... compreencivel, ja que na freguesia quase nao ha ecopontos, ou os que ha estao mt mal espalhados... ja agora, os jovens sao tao irresponsaveis que foram eles que pediram para colocar o caixote do lixo!
    se calhar criticas os tanto pk nao convives com ele, ou nao te deixam conviver..........
    sais de casa para ir ao cafe??? aparece, de certeza que nao te vai excluir......

    ResponderExcluir
  68. Boa noite senhor xixas.

    Nem toco mais no assunto do campo de futebol, ah esqueci-me vou ter que tocar, o tal parque que você pede está inserido no projecto do complexo de desportivo a que a câmara não dá dinheiro já viu pelo menos o projecto?

    Pedi ideias com consistência e que se possam tornar realidade, posto médico? Mas você não se lembra o que foram estes 4anos que passaram em que fecharam várias maternidades e vários postos de saúde? Acha mesmo que é viável ter um posto médico em Fradelos quando existe um em Tadim e em Celeirós futuramente?

    Lar de idosos, senão sabe está criada uma associação com o intuito de criar um lar em Fradelos se não estou em erro o local já foi escolhido, mas falta o dinheiro.
    Uma piscina, a mítica promessa de campanha. Se não sabe informo-o que o Senhor Mesquita Machado já disse que a rede de piscinas em Braga estava completa.

    Um pavilhão, sim podia ser uma boa ideia Mas, para quê pedir um pavilhão quando ainda não nos deram o complexo desportivo e já que o pavilhão não seria viável, temos três pavilhões muito perto o de Tadim, Priscos e Ruilhe.

    É interessante quando você pede para discutir politica aqui, mas vem para aqui espicaçar a minha vida social, simplesmente digo que tenho a que eu quero : )

    ResponderExcluir
  69. =)
    pois temos tudo muito perto, mas ca nao temos nada!!
    crer é poder! se houver vontade tudo s consegue, coisa k nao deve haver por ai! =)
    pois dei umas ideias mas parece k nada serve pk as freguesias visinhas ja têm!!!

    ResponderExcluir
  70. Você deu ideias, mas estas deviam ter sido pensadas antes de ter postado.

    Porque eu nao quero que o dinheiro dos meus impostos seja mal gasto ou que ao fim de 1 ano da construção de uma obra esta nao tenho uso suficiente para estar aberto. Ideias e projectos existem falta o dinheiro e esse ninguem o arranja assim do nada.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  71. como eu digo pressionar a camara.....
    ameaçar com a imprensa e faze lo s for necessario

    ResponderExcluir