Como já tinha referido no post anterior, foram muitas as pessoas a dirigirem-se á Junta de Freguesia no passado domingo.
Mas mais que o meu reconhecimento da qualidade do evento aqui fica a noticia do dia 18 de Janeiros do Correio do Minho, para que para algumas pessoas que afirmam que nada há Fradelos possam ler com os seus próprios olhos.
A noticia é a seguinte:
“Onze grupos cantam os Reis em Fradelos
A sede da Junta de Freguesia de Fradelos foi pequena para acolher todos os que quiseram participar no Encontro de Cantares dos Reis. A iniciativa, organizada pela junta de freguesia em colaboração com o Centro Cultural Origens de Fradelos e que vai já na sua oitava edição, contou este ano com a participação de onze grupos.
As crianças do ATL da Escola do 1.º ciclo do Ensino Básico da freguesia fizeram as honras de abertura deste encontro. Seguiram-se os seguintes grupos: Grupo Folclórico Semear Alegria, de Celeirós; Grupo de Jovens de Fradelos; Grupo Folclórico de Santa Maria de Aveleda; Grupo Popular Letra da Nossa Terra, de Priscos; Grupo de Cavaquinhos do Liberdade F.C., de Vila Nova de Famalicão; Grupo Folclórico Divino Salvador de Tebosa; Grupo Coral da Paróquia de Arentim; Grupo Folclórico de Cruz Vermelha, delegação de Braga; Associação do Grupo Folclórico de Macada de Vimieiro e o Grupo de Cantares Origens de Fradelos.
Como explicou ao ‘CM’, o presidente do executivo de Fradelos, João Carlos Martins, esta é uma iniciativa que está já enraizada no seio da população local. “Inicialmente, o encontro começou com o objectivo de reavivar certas tradições da freguesia. Com o passar do tempo foi tomando outra amplitude. A junta deu sequência ao encontro e passamos também a contar com a colaboração do Centro Cultural Origens de Fradelos”, referiu João Carlos Martins.
Dois dos grupos presentes mantêm-se desde a primeira edição, mas os restantes “vão rodando”.
Após o encontro, os onze grupos participantes confraternizaram num lanche-convívio oferecido pela junta local.
Associação de Pais angaria fundos para biblioteca.
Aproveitando a presença de muitos convivas que se deslocaram à sede da Junta de Freguesia de Fradelos para assistirem a este encontro de Reis, a Associação de Pais da EB 1 local decidiu colocar à venda, no bar da sede, alguns doces confeccionados pelos próprios pais com o objectivo de angariar dinheiro para a criação de uma biblioteca e respectivo acervo destinado a esta faixa etária. Cada fatia de bolo valia 50 cêntimos, mas os pais ainda tinham outra surpresa: um presunto para sortear.
Grupo Folclórico Semear Alegria marcou presença.
O 8.º Encontro de Cantares dos Reis e de Fradelos contou com a presença de um dos grupos folclóricos mais antigos e prestigiados do concelho: o Grupo Folclórico Semear Alegria, de Celeirós. Apesar de muito solicitados nesta altura do ano, o grupo faz questão em marcar a sua presença, apresentando três canções do seu vasto repertório:‘Boa Tarde para Todos’, ‘Ó Pastorinhos’ e ‘Vimos dar as Boas-Festas’.”
Também poderão ver esta noticia em:
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=21441
Desde já enalteço a associação de pais por ter mobilizado a iniciativa para melhor a biblioteca.
Um bem haja a todos.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário