quarta-feira, 27 de janeiro de 2010



"Continua incerto e polémico o destino do Complexo Monumental das Sete Fontes, em São Victor, Braga.
E, fundamentalmente, porque, por força da construção do novo hospital, sobre a sua zona envolvente, paira a ameaça de urbanizações, viadutos e rodovias.
Para quem não sabe ou propositadamente ignora, foi deste complexo, aquífero e natural, que, há mais de quatrocentos anos, se iniciou o abastecimento de á cidade.
Obra monumental e ciclópica, para a época, e a demonstrar o engenho, criatividade e empreendedorismo dos governantes de então de que é justo destacar o arcebispo D. José de Bragança.
Agora, o complexo hidráulico é, apenas, memória arqueológica e cultural que a Junta de Freguesia de São Victor, pelo eco e pertinácia do seu zenónico e encomiástico presidente, Firmino Marques, quer transformar em parque temático
Porém, a Câmara Municipal, como entidade mais directamente responsável e detentora dos mais eficazes e necessários meios para a sua defesa e preservação, parece alheada e distante da polémica instalada.

E quando os senhores de Braga – a bimilenar, a augusta, a barroca, a dos Arcebispos – não têm dispensado o imprescindível apoio e recuperação do seu restante património artístico, histórico, monumental e cultural, como por aí se pode ver (depois admiram-se que Guimarães seja a capital europeia da cultura em2012), o abandono e risco de destruição do Complexo Monumental das Sete é sintoma evidente de uma morte anunciada.
E com isto a cidade, o país e todos nós só temos a perder, porque, quando os homens desprezam e ignoram a memória cultural das suas cidades, são os seus antepassados que igualmente estão a desprezar e ignoar.
Ora, perante isto, só temos a dizer:

– Porra, vai cá uma nortada!
Então, até de hoje a oito.

Por Dinis Salgado, “Nortadas”
in Diário do Minho, 27/01/2010"


Se o Senhor Mesquita Machado vier a ler esta crónica, pode ser que leia bem a parte ”(depois admiram-se que Guimarães seja a capital europeia da cultura em2012)”, e se lembre de que salvar as 7 Fontes poderia ajudar Braga a tornar-se melhor que Guimarães, digo eu.

Cumprimentos




3 comentários:

  1. Ó fantasma, podias dizer quem és, não????

    VIVA FRADELOS

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, interessnte eu nao lhe perguntei quem era tambem : )

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o artigo, e com a resposta ao comentário também :)

    Tomás Cunha

    ResponderExcluir